Detalhes da notícia

Por PABLO KOVAL | Postado em: 23/01/2018 - 14:52
Ligue 153: Espaços públicos sofrem vandalismo
A população pode avisar a Guarda Municipal sempre que perceber situações suspeitas, pelo telefone 153.
Ligue 153: Espaços públicos sofrem vandalismo

Obras públicas, parque infantil e praças têm sido alvos do vandalismo em Toledo. As lixeiras, contêineres, placas de trânsito, árvores, lâmpadas também não são poupados. Na semana passada, os banheiros do Parque Diva Paim Barth, no Lago Municipal foram novamente danificados e os responsáveis ainda não foram identificados. Os suportes do banheiro masculino foram arrancados e as paredes pichadas. Os estragos custam caro para o poder público que precisa refazer os serviços.

As ações acontecem frequentemente à noite ou nos fins de semana quando não há movimentação de pessoas nos locais. Conforme o secretário de Administração, Moacir Vanzzo, os equipamentos no banheiro foram colocados recentemente pelo poder público e já foram destruídos pelos vândalos.  “A Prefeitura tem feito todos os esforços para fazer os investimentos e manter as manutenções em dia, e lamentavelmente algumas pessoas destroem. Essa conta sai do bolso do cidadão e o recurso poderia ser investido em outras áreas”.

Conforme o Departamento de Patrimônio Público, não há um valor oficial de quanto o poder público gastou com vandalismo no último ano. Isso porque cada reparo ou reposição de algum bem é custeado por diferentes secretarias. Porém, a estimativa de 2017 passou de R$ 50 mil. Vários casos de vandalismo foram registrados, entre elas a obra do Centro Comunitário do Jardim Coopagro que ainda está em construção e a destruição de árvores no Parque do Povo até certo trecho na Vila Industrial.

População deve denunciar

A Prefeitura pede ajuda da população para que contribua com o poder público e denuncie o vandalismo. O cidadão pode ligar no 153 com a Guarda Municipal ou acionar a Polícia Militar pelo 190. A Guarda procura identificar quem gera dano ao patrimônio e quando identificado o autor tem que fazer o ressarcimento aos cofres públicos. 



Compartilhe:
Notícias relacionadas

Fale conosco
Integração, a sua rádio!
Uma programação preparada especialmente para você!
Rua Dom Pedro II - 1581 - Centro - Toledo PR
© 2018 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw