Detalhes da notícia

Por PREFEITURA DE TOLEDO | Postado em: 06/08/2020 - 10:43
Comunidade de Vila Nova comemora entrega da Unidade de Saúde da Família
Comunidade de Vila Nova comemora entrega da Unidade de Saúde da Família

A população que mora no interior de Toledo ganhou um reforço no atendimento à saúde. Vila Nova recebeu oficialmente, na tarde de quarta-feira (05), uma nova estrutura para qualificar o atendimento público nesta área. Acompanhado da secretária de Saúde, Denise Liel, e o chefe da 20é Regional de Saúde Alberi Locatelli o prefeito Lucio de Marchi esteve no distrito para entregar oficialmente a unidade da saúde da família (USF), investimento do Governo do Estado - viabilizado pelo então deputado estadual e hoje deputado federal José Carlos Schiavinato - e do município para melhorar a assistência à saúde ofertada aos moradores que vivem na localidade. 

 

“Com esta construção concluída, estou atendendo um pedido da comunidade e cumprindo mais um compromisso na saúde, oferecendo melhores condições de trabalho aos profissionais da área médica e servidores, proporcionando maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários. Com apoio do Governo do Estado investimos na saúde da nossa população ”, salienta o prefeito.

 

Lucio lembrou ainda dos vários investimentos realizados pela gestão municipal no distrito, que foi, por exemplo, o primeiro a receber um campo de grama sintética. “São vários investimentos que estamos realizando em reconhecimento à importância de Vila Nova para todo o município. A força desta gente é fundamental para Toledo ser a capital do agronegócio do Paraná”, destaca. 

 

Denise destaca que o território atendido pela unidade de saúde de Vila Nova é o maior entre os distritos de Toledo e que a estrutura onde antes funcionava, anexa à sede administrativa da localidade, não conseguia mais atender as necessidades dos moradores. “Esta USF era bastante esperada e, para nós, é uma alegria fazer parte deste momento, pois na época em que a obra foi autorizada eu estava na 20ª Regional de Saúde e agora, como secretária, tenho a honra de inaugurá-la. Outro motivo de orgulho é o fato de meus avós serem pioneiros neste distrito, chegando aqui em 1954”, relata. 

 

A estrutura

Localizada na Rua Antônio Prado, 1695 (próximo à subestação), a USF Vila Nova possui 311 metros quadrados, recebeu investimentos de R$ 719.439,73 e conta com consultórios médico, odontológico (ainda inativo) e de enfermagem e salas de aplicação de medicamentos, vacinas, curativos, inalação e reuniões.  Antes oferecidas somente em um turno, agora há disponibilidade de consultas em período integral.

 

Suturas e procedimentos de baixa complexidade, como remoção de corpo estranho no olho, drenagem de abscessos e lavagem de ouvido, também podem ser realizados na USF. “Os moradores de Vila Nova e região que precisarem deste atendimento, principalmente quem trabalha em lavouras e sofre pequenos acidentes, podem, em horário comercial encontrá-lo mais próximo, não precisando ir mais à UPA [Unidade de Pronto Atendimento]”, observa a coordenadora da USF, Viviane Delcy da Silva.

 

Outra novidade da “nova casa” é a implantação, em breve, da Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por médico e enfermeiro especialistas em saúde da família e demais profissionais que atenderão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, focados na prevenção de doenças e agravos. A ESF terá capacidade para atender até 4 mil moradores da sede do distrito e das comunidades próximas: Dois Marcos, Lajeado Grande, Linha Clube 18 de Abril, Linha Giacomini, Linha Guaçu, Linha São Pedro e Vila Flórida .

 

Os homenageados

Nascido em 13 de maio de 1913, em Santa Cruz do Sul/RS, Ernesto Arthur Reimann casou-se em 4 de junho de 1939 com Luiza Anna Kriese Reimann, que nasceu em 9 de agosto de 1909 em Cachoeira do Sul/RS. Os dois tiveram cinco filhas e dois filhos. Vindos do distrito de Arroio do Tigre, no município de Sobradinho/RS, chegaram em 26 de junho de 1955 à Vila Nova, onde fixaram residência e ajudaram a construir e solidificar a comunidade onde viviam. 

 

Pioneiros, contribuíram para a mecanização agrícola na região, cultivando primeiramente fumo, soja, milho e trigo e, em seguida, criando suínos. Com forte atuação em clubes, igrejas e escolas, tinham bom relacionamento com todas as pessoas, memória que se guarda até hoje, vários anos depois do falecimento de Ernesto (em 14 de outubro de 1994) e Luiza (2 de agosto de 2002). Este legado deles se perpetua por meio de filhos, netos, bisnetos e todos seus descendentes.

 

Entre eles, está o vereador Renato Reimann, filho do casal que ficou, a exemplo dos demais familiares, muito emocionado e agradecido com a homenagem manifestada na denominação da nova estrutura. "Foi uma espera longa, mas estamos muito satisfeitos com a concretização, não só para atender o nosso distrito, mas os demais ao entorno. Um trabalho conjunto com atual deputado Schiavinato, ex secretário de saúde Caputo Neto, o prefeito e todos da comunidade, É aquilo que o povo precisa, e os profissionais que atuam tão esperavam, um local com condições dignas de um bom atendimento de saúde. ", finaliza o vereador Renato. 



Compartilhe:
Notícias relacionadas

Publicidade
Notícias mais lidas
Publicidade
Fale conosco
Integração, a sua rádio!
Uma programação preparada especialmente para você!
Rua Almirante barroso, 2018, CEP 85900-020 Centro Comercial Catedral, sala 18
© 2020 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw