Detalhes da notícia

Por Moema Viezzer e Marcelo Grondin | Postado em: 05/10/2015 - 07:43
Aos 102 anos falece o "Fundador de Cidades", Alfredo Ruaro
"Fundador de Cidades", como o denominou Oscar Silva, Alfredo impulsou o início de vários municípios da região Oeste do Paraná: além de Toledo, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Oeste, Medianeira, Matelândia, Céu Azul e Palotina
Aos 102 anos falece o

ALFREDO PASCHOAL RUARO, cidadão honorário de Toledo (11.12.2008)  faleceu na madrugada de 03 de outubro de 2015, aos 102 anos de idade.  Nascido em São Marcos de Caxias do Sul, em 1913, de uma família de imigrantes italianos, Alfredo sempre se notabilizou por seu caráter empreendedor e de liderança e por sua fé inabalável e espírito cristão. Foi casado com Ignez Zaniol com quem teve oito filhos.

O Fundador de Toledo, Alfredo Ruaro, embrenhou-se na região Oeste do Paraná em 1945. Foi o primeiro Diretor da Empresa Maripá, tendo sido responsável pelo desbravamento e colonização de Toledo, juntamente com os demais pioneiros que chegaram a partir de 1946.

Interessado não somente com a colonização do território, mas com a construção da ‘Comunidade Toledana’, Alfredo não mediu esforços, particularmente, até 1949,  na implantação da ‘Vila Toledo’. Entre outros, vale citar: a construção do primeiro escritório da empresa Maripá para o serviço de venda de terras e o primeiro armazém em suas adjacências; a vinda do primeiro pároco, o Padre Antonio Patui (1946); a vinda das Irmãs Vicentinas que deram início ao Colégio INCOMAR (1947); a instalação de vários serviços públicos como luz elétrica e primeiro hotel. Atento às difíceis condições de vida das primeiras famílias, entre outras iniciativas facilitadoras do cotidiano, mandou construir 13 tanques comunitários para facilitar às mulheres a lavagem de roupas antes feita na margem do rio e estimuloui a construção de hortas locais. E muitas outras iniciativas.

Para assegurar a continuidade do projeto de colonização de Toledo, Alfredo preparou, na empresa MARIPÁ, a vinda de seu sucessor, Willy Barth, colonizador de muita experiência, seu conhecido e grande amigo desde os tempos de Farroupilha na década de 1930.

“Fundador de Cidades”, como o denominou  Oscar Silva, Alfredo também impulsou o início de vários municípios da região Oeste do Paraná: Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Oeste, Medianeira, Matelândia, Céu Azul e Palotina.

De Farroupilha transferiu-se com a família de  Farroupilha/RS para Céu Azul onde viveu durante alguns anos, indo posteriormente morar em Curitiba e, nos últimos anos, em Camboriú.

Concluída a etapa de empreendedor no Oeste do Paraná, Alfredo deu vasão a um trabalho missionário, desenvolvendo, juntamente com sua esposa Ignez, outro centro de interesse, com a criação da “Missão Nossa - Livrarias Católicas”,  que inaugurou várias lojas em diversas localidades.

A vida e obra deste “homem de fé, corajoso, destemido e empreendedor” foram amplamente descritas nos livros: “O Alvorecer de Toledo no Oeste do Paraná e Alfredo Paschoal Ruaro Fundador de Cidades,  de autoria de Marcelo Grondin.



Compartilhe:
Notícias relacionadas

Publicidade
Publicidade
Fale conosco
Integração, a sua rádio!
Uma programação preparada especialmente para você!
Rua Almirante barroso, 2018, CEP 85900-020 Centro Comercial Catedral, sala 18
© 2021 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw